Prefeitura de Cuiabá | Secretaria Municipal de Saúde realiza capacitação para mais de 280 vacinadores

julho 29, 2022 0 Por Admin

Com o objetivo de aprimorar as atividades dos profissionais de enfermagem que atuam como vacinadores nas unidades de Atenção Primária, a Secretaria Municipal de Saúde – SMS informa que nos dias 1,2,3,4,5 e 18 de agosto as salas de vacina estarão fechadas das 15h às 17h, para que as equipes participem de uma capacitação que será promovida pela Área Técnica de Imunização da SMS.

Segundo o coordenador de Programas Estratégicos da SMS, Wellington Assunção, a capacitação será realizada ao mesmo tempo, de forma remota, para mais de 280 profissionais de enfermagem. “Sentimos a necessidade de promover este treinamento considerando principalmente os novos profissionais que entraram na rede municipal no seletivo realizado em janeiro. Além disso, é uma forma de reciclar aqueles que já estão há mais tempo trabalhando na área. A educação continuada é um processo dinâmico de ensino-aprendizagem, ativo e permanente, sendo um componente essencial dos programas de formação e desenvolvimento das funções para melhorar a eficiência do trabalho, a competência profissional e o nível de satisfação do pessoal”, explicou.

Importante ressaltar que as salas de vacina das unidades de Hora Estendida serão reabertas após às 17h. “Profissionais de todas as unidades básicas vão participar dessa capacitação, com exceção da UBS Ana Poupina e da UBS do Grande Terceiro, que não possuem sala de vacina. As unidades da Clínica da Família, Ilza Terezinha Picolli, Tijucal e Parque Ohara terão as atividades das salas de vacina retomadas após às 17h, com funcionamento até às 20h”, enfatizou Wellington.

Após a capacitação, os profissionais serão avaliados por meio de provas teóricas e no dia 18 de agosto será o encerramento do curso. Nos dias de treinamento, as salas funcionarão das 7h às 11h e das 13h às 15h, com exceção daquelas de Hora Estendida, que reabrirão após às 17h.