Prefeitura de Cuiabá | Capital adere ao Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá para facilitar aquisição de medicamentos e serviços de saúde

julho 22, 2022 0 Por Admin

Com o objetivo de aprimorar cada vez mais a rede municipal de saúde da capital, o prefeito Emanuel Pinheiro e a secretária municipal de Saúde, Suelen Alliend assinaram nesta semana o contrato para integrar o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Rio Cuiabá (CISVARC).

De acordo com Suelen, a participação de Cuiabá no consórcio será essencial para mitigar o problema de falta de medicamentos e insumos na rede. “Como ente público, nossas aquisições precisam ser feitas por meio de licitação, o que torna o processo bastante moroso. Além disso, nem sempre conseguimos sanar as nossas necessidades, pois temos muitos pregões fracassados ou com outras questões que atrasam ainda mais a finalização do processo. Com este consórcio, poderemos realizar a compra de medicamentos e serviços junto com outros 13 municípios, o que possibilitará a aquisição de quantidades maiores por um preço melhor e com total transparência”, comentou a secretária.

Uma das grandes vantagens do Consórcio é a possibilidade de realizar a compra diretamente dos fabricantes (indústrias farmacêuticas e de materiais hospitalares) evitando os fornecedores intermediários, o que vai gerar uma economia significativa para os municípios. “Além da economia, a logística será mais eficiente. Com isso vamos sanar a falta de medicamentos nas Farmácias Básicas do município de Cuiabá. Uma outra vantagem ainda consiste na possibilidade de permutas e empréstimos desses materiais entre os entes consorciados, o que evitará a falta de insumos e medicamentos nas cidades que fazem parte do Consórcio”, comentou o secretário adjunto de Gestão, Gilmar Cardoso.

Rogério Meira, prefeito de Jangada e atual presidente do CISVARC, comemorou a adesão de Cuiabá ao Consórcio. “A entrada da capital no Consórcio é de extrema importância, pois vai fortalecer muito os municípios da Baixada Cuiabana e dar ainda mais credibilidade ao grupo. Agradeço imensamente ao prefeito Emanuel Pinheiro por acreditar no nosso trabalho e se juntar a nós”.

Para o prefeito, essa é mais uma ação voltada para a virada de página na saúde pública da capital.

“O Consórcio é um meio legal, transparente e rápido para comprarmos e contratarmos tudo o que a saúde pública necessita, com um preço mais acessível e sem muita burocracia. Estamos caminhando para melhorar cada vez mais a saúde municipal”, finalizou Pinheiro.