Prefeitura de Cuiabá | Secretaria da Mulher realiza palestra nesta quarta-feira (03) e segue com programação especial durante todo o mês

agosto 3, 2022 0 Por Admin

A Secretaria Municipal da Mulher promove nesta quarta-feira (03), a partir das 8h, o seminário de lançamento do “Agosto Lilás”. O evento será realizado no auditório da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) e faz parte de uma programação especial iniciada nesta semana com uma roda de conversa sobre o tema #ASSÉDIONÃO, ocorrida nesta terça-feira (02).

Com o intuito de fortalecer ações que visam debater com a sociedade sobre a importância de combater a violência contra a mulher, a Secretaria fará também no sábado (06) a 6ª edição do programa “Mulheres em Ação”, no Distrito do Sucuri. Na terça-feira (09), a Casa do Migrante será palco de uma palestra.

A programação continua no sábado (20) com uma nova edição do “Mulheres em Ação”, com local ainda a ser definido. Além de todas essas atividades, o Agosto Lilás também contará com Chá da Tarde Mulheres Trans, na quinta-feira (25); oficina de defesa pessoal, no sábado (27); e será finalizado com uma exposição sobre o ciclo da violência, marcada para terça-feira (30).

De acordo com a secretária da Mulher, Cely Almeida, o Agosto Lilás é um mês que visa à conscientização pelo fim da violência contra o sexo feminino. Ela ressalta que neste ano, a Lei Maria da Penha completa 16 anos de sua promulgação, sendo de grande relevância no combate à violência contra as mulheres.

“Vamos intensificar nossos trabalhos, apresentar, informar e orientar a sociedade em geral sobre como e onde buscar ajuda e denunciar, visando o fim da violência contra a mulher. É fundamental que as mulheres saibam reconhecer se estão vivenciando uma situação de violência, para buscarem ajuda e conseguirem romper este ciclo. Isso porque as violências acontecem de forma gradativa, se intensificam em cada situação vivenciada, e podem chegar até a sua forma mais grave, que é o feminicídio”, afirma.