Prefeitura de Cuiabá | Qualifica lança parceria com Senac e chega a 4 mil vagas em 2022

julho 28, 2022 0 Por Admin

A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria Municipal de Assistência Social, Direitos Humanos e da Pessoa com Deficiência, assinou a parceria de mais 1,2 mil cursos profissionalizantes, nesta quarta-feira (27), com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac). Só em 2022, o Qualifica chegará a 4 mil vagas.

O convênio faz parte do Programa Qualifica Cuiabá que já certificou mais de 6,5 mil pessoas para o mercado de trabalho desde 2018, quando o Núcleo de Apoio à Primeira-dama apresentou o projeto ao prefeito Emanuel Pinheiro.

Serão seis cursos profissionalizantes, de 50 horas, com o perfil direcionado ao comércio nas áreas de alimentação e beleza, um dos mercados mais aquecidos da atualidade.“Esses cursos são de formação básica e darão o conhecimento para um primeiro trabalho. Essas mulheres irão aprender técnicas de muita qualidade que, eventualmente, poderá ser oferecido em seus bairros, seja um produto ou serviço de beleza e assim passam a ter uma grande possibilidade de geração de renda familiar”, explicou Carlos Rissato, diretor regional da instituição.

Entre os cursos oferecidos, nesta segunda parceria com o Senac, estão o de Técnicas de Depilação, Design de Sobrancelhas e Depilação Egípcia, Noções das Técnicas de Manicure e Pedicure, Técnica de Escovação de Cabelo.

Na área de alimentação, serão 24 turmas, num total de 40 vagas, para os cursos de Produção de Pães Doces e Salgados e Preparação de Bolos e Tortas.

“O Qualifica é importante para a política social de Cuiabá porque ela oportuniza às pessoas deixar a dependência do Poder Público. Claro que é extremamente importante os benefícios e o suporte social àquelas famílias em extrema vulnerabilidade social, entretanto dar condições para a saída dessa dependência é uma das missões da gestão Emanuel Pinheiro”, elencou a secretária Hellen Ferreira.

Referência

O Qualifica Cuiabá é uma das principais políticas sociais da atual administração e tem se tornado referência nacional com premiações de expressão e case para outras esferas públicas, como o Governo Federal que lançou o ‘Qualifica Mulher’, espelhado na versão cuiabana, e irá atender 24 mil mulheres em 13 dos 26 estados brasileiros.

“Nós já fomos procurados por outras primeiras-damas do interior de Mato Grosso, inclusive, para levarmos o mesmo programa idealizado pela primeira-dama Márcia Pinheiro”, revelou Wenceslau Júnior, o presidente do Sistema Fecomércio.