Prefeitura de Cuiabá | Procissão percorre ruas de Cuiabá e marca último dia da tradicional festa de São Benedito

Prefeitura de Cuiabá | Procissão percorre ruas de Cuiabá e marca último dia da tradicional festa de São Benedito

julho 4, 2022 0 Por Admin

Centenas de fiéis percorreram as ruas de Cuiabá na tarde de domingo (3), durante a grande procissão marcando o último dia de celebração da tradicional festa de São Benedito, que teve início no dia 30 de junho. O evento contou com o apoio da Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer.

Realizada há 300 anos, desde a construção da igreja, a festa de São Benedito é uma das maiores celebrações religiosas do Centro-Oeste. Durante os quatro dias, o evento reuniu centenas de pessoas por meio das missas, rezas de terços, o tradicional chá com bolo, a procissão e a grande festa, com apresentações musicais e comidas típicas.

“Tenho a honra de pelo quinto ano consecutivo ser parceiro desta belíssima celebração, ao nosso segundo padroeiro que é São Benedito. Temos que manter viva essa tradição religiosa, porque a fé Cristã é uma característica do nosso povo e a festa de São Benedito, que é a maior do Centro Oeste, é apontada por meio de pesquisa como o movimento religioso e cultural que mais simboliza a cara do povo cuiabano”, destaca o prefeito Emanuel Pinheiro.

“A população cuiabana tem muita fé e a festa de São Benedito faz parte da cultura Cuiabá, tendo um grande apelo popular diante dessa tradição. Por isso, a Prefeitura de Cuiabá, por meio da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer faz questão de mais uma vez ser parceira desta celebração”, reforça o secretário Aluízio Leite.

Após dois anos sem a realização da caminhada, os fiéis puderam novamente percorrer as ruas para manifestar a devoção ao santo. A procissão saiu da paróquia Nossa Senhora do Rosário e São Benedito e percorreu um trecho da Avenida Historiador Rubens de Mendonça (Avenida do CPA). O controle do tráfego foi realizado pelos agentes da Secretaria de Mobilidade Urbana (Semob), em conjunto com a Polícia Militar.

“Ajudo a organizar a procissão desde 1951, então após dois anos sem a realização da celebração sentimos muito a falta do aconchego e do encontro com pessoas. Mas, agora revivemos esse ajuntamento. Para nós foi uma emoção muito grande e como cuiabano de ‘tchapa e cruz’ me sinto parte integrante da festa de São Benedito, que faz parte da cultura cuiabana”, comenta Lucilo de Souza, um dos organizadores do evento.

O rei e a rainha da festa, William Campos e Ayrds Pivetta, falaram sobre a alegria de fazer parte da tradicional celebração. “Mais do que uma emoção é uma honra exercer o cargo de rainha de São Benedito, que é o santo do coração dos cuiabanos”, disse Ayrds.

“São Benedito está enraizado na história de Cuiabá, são três séculos de devoção. Então esse é um momento significado muito grande, ainda mais após dois anos de pandemia”, acrescenta Willian.

Devota de São Benedito, dona Lucinete Magalhães, de 60 anos, afirmou que a procissão é o momento para agradecer pelas bençãos. “Estamos aqui por causa da nossa fé em São Benedito, graças a ele que aqui estamos. Me sinto muito grata, porque muitos não conseguiram sobreviver a essa pandemia, então viemos agradecer a São Benedito por todas as bençãos”, declara.