Prefeitura de Cuiabá | Prefeitura de Cuiabá participa do 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades

julho 12, 2022 0 Por Admin

A Prefeitura de Cuiabá, via Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável, participou, no último fim de semana, do 1º Fórum de Desenvolvimento Sustentável das Cidades, sediado no Parque do Ibirapuera, em São Paulo.  

O evento faz parte da virada dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), de autoria da Organização das Nações Unidas (ONU), a Agenda 2030, composta por 17 propósitos, que têm como meta primordial a erradicação da pobreza e a proteção mundial dos recursos naturais, respectivamente, por meio do debate entre gestores públicos, acadêmicos, organizações da sociedade civil e o setor privado. 

O titular da Secretaria, Renivaldo Nascimento, destacou a importância do encontro para o município. Segundo ele, uma das premissas da gestão Emanuel Pinheiro é a construção de uma Cuiabá moderna, pautada pela busca relativa do equilíbrio entre a convivência humana e os ecossistemas. “A cada dia que passa, o nome da nossa querida cidade tem chegado aos quatros cantos do mundo, servindo, na maioria dos casos, como parâmetro para o desenvolvimento eficiente de políticas públicas. Essa participação apenas reforça a mensagem que é emitida diariamente à população, de cuidado e respeito para com o meio ambiente”, disse o gestor. 

A secretária-adjunta de Meio Ambiente, Ana Paula Morelli, esteve presente no evento e fez um breve balanço acerca dos apontamentos propostos, voltados ao debate de proposições no âmbito econômico, social e ambientais. “Os municípios tem trabalhado na elaboração de uma urbanização melhor em prol da população, seguindo as diretrizes da ONU. Lá tivemos a oportunidade de ver qual é o nosso (capital) status atual à nível nacional, bem como aquilo que podemos melhorar e inovar também, caminhando lado a lado, daqui para frente, com a sustentabilidade, um anseio do prefeito Emanuel Pinheiro”, frisou. 

O gestor de Desenvolvimento Sustentável do Executivo Municipal e coordenador da Agenda Cuiabá 2030, Alex de Deus, celebrou a conquista de parcerias internacionais e nacionais de apoio aos projetos locais. “Fechamos contatos com um representante da União Europeia, que sinalizou a vinda para Cuiabá nos próximos dias e a organização ‘Cities 40’, com foco no atendimento de grandes metrópoles. Essas entidades irão auxiliar no desenvolvimento sustentável da capital”, disse. 

Atualmente, as ações voltadas ao Planejamento Estratégico, a chamada Agenda Cuiabá 2030, seguem a todo vapor, atendendo aos ODS,169 metas e os 10 princípios do Pacto Global da ONU, que estabelece estratégias de planejamento nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção no município.

Esteve presente também, o secretário de Planejamento, Eder Galiciani e demais membros do staff.