Prefeitura de Cuiabá | “Não tem sentido jogar fora uma estrutura de mais de R$ 1 bilhão”, afirma diretor de Implantação e Planejamento do VLT do RJ

julho 8, 2022 0 Por Admin

O diretor de Implantação e Planejamento do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) do Rio de Janeiro, José Piccoli Neto, afirmou em seu pronunciamento na Conferência Municipal sobre o Modal de Transporte Público (VLT X BRT), que a troca do modal, que faz a ligação entre Cuiabá e Várzea Grande, representa um desperdício de recursos públicos já investido na obra, que ultrapassa a ordem de R$ 1 bilhão. 

A declaração ocorreu nesta quinta-feira (07), por meio de videoconferência, exibida no auditório da Associação Mato Grossense dos Municípios (AMM), na capital. Em sua justificativa, o gestor defendeu que não há motivos para retroceder, uma vez que a estrutura concluída até o momento, de seis quilômetros, encontra-se em excelentes condições de uso até o aguardo da conclusão totalitária do projeto. Na oportunidade, ele aproveitou para citar como exemplo de iniciativa inovadora, a boa eficiência conquistada pelo transporte na cidade carioca. 

“Sempre fui a favor do VLT e, em minha opinião, devemos finalizar o que já foi feito até agora. Não tem sentido jogar fora R$ 1 bilhão de materiais ou vender. O Estado não pode vender aquilo que ele não recebeu, simplesmente porque se trata de uma garantia dos empréstimos realizados. O VLT no Rio de Janeiro está operando comercialmente, mais de 26 km, sem o menor problema. Em Mato Grosso essa obra não pode ser tratada como um papel e um contrato precisa ser obedecido e respeitado e não alternando conforme o critério de cada um, melhorando os serviços públicos no Brasil, então o segredo é uma Parceria Público Privada (PPP)”, defendeu. 

O prefeito Emanuel Pinheiro agradeceu a presença das personalidades municipais e nacionais no amplo debate e defendeu que decisão final não deve ocorrer de forma isolada, mas sim, com a participação direta da sociedade e entidades representativas. 

“É preciso sentar à mesa e mostrar o que é de verdade em cada um dos modais e não seguir opiniões politizadas, atendendo realmente aqueles que mais precisam, os usuários do transporte coletivo da região metropolitana, e é isso que queremos da nossa capital. Quero agradecer muito aos ilustres que abrilhantaram esse debate histórico”, comentou o gestor.

O ex-secretário da Secretaria Nacional de Mobilidade e Serviços Urbanos e secretário-geral da Associação Latino-Americana de Ferrovias (ALAF), Jean Carlos Pejo, apontou que, caso o projeto de BRT se concretize, acarretará um alto custo ao bolso da população, tendo em vista as poucas evidências que de fato comprovem a sua real aplicabilidade.

“É a mesma coisa que um restaurante que para manter o preço, diminui a qualidade dos serviços prestados, pois milagre ninguém faz e quem paga o preço é o povo, que ficará sem um sistema consistente que é o VLT, com todo o conforto e comodidade, para um BRT incompleto, ou seja, a sociedade paga duas vezes por algo que já foi contratado para conexão desses municípios. No ponto de vista técnico, não há nenhuma justificativa para troca”, concluiu. 

O encontro contou ainda com um espaço técnico para o debate entre as referências apresentadas, possibilitando uma vasta troca de conhecimentos e informações em torno dos temas propostos. 

Convidados:

1.     CREA- Conselho Regional de Engenharia e Agronomia; representante Juarez Samaniego;

2.     CAU- Conselho de Arquitetura e Urbanismo de Mato Grosso, representante André Nor 

3.     UFMT- Universidade Federal de Mato Grosso; representante Professor Evandro Aparecido Soares da Silva

4.     IFMT, Instituto Federal de Mato Grosso, representante Diretor Júlio César Santos

5.     FIEMT – Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso, representante – Gustavo Pinto Coelho de Oliveira

6.     SINDUSCON – Sindicato das Indústrias da Construção do Estado de Mato Grosso

7.     CDL – Câmara de Dirigentes Logistas, representante Nelson Soares

8.     FECOMÉRCIO- Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Mato Grosso; representante José Wenceslau de Souza Júnior

9.      UCAMB, – União das Associações de Moradores dos Bairros de Cuiabá (Ucamb) representante Édio Martins

10.    FEMAB, Federação Mato-grossense de Associações de Moradores de Bairros, representante Walter Arruda;

11.   OAB – Ordem dos Advogados do Brasil, representante Gisela Cardoso;

12.  UNIVAG – Universidade de Várzea Grande, representante Professor Doutor Drauzio Antônio Medeiros

13. UNIC – Universidade de Cuiabá, representante Maria Angélica Motta da Silva Ester

14.   MPE – Ministério Público Estadual, representante Procurador Geral de Justiça José Antônio Borges Pereira;

15.  MPF – Ministério Público Federal, representante Antônio Augusto Brandão de Aras

16.   CRECI – MT, Conselho Regional de Corretores de Imóveis de Mato Grosso (CRECI/MT) professor Benedito Odário 

17.  ASSOCIAÇÃO COMERCIAL E EMPRESARIAL DE CUIABÁ – ACC, representante Jonas Alves