Prefeitura de Cuiabá | Horto Florestal contabiliza mais de duas mil visitas escolares no primeiro semestre deste ano

julho 24, 2022 0 Por Admin

Com o retorno das aulas presenciais, o Horto Florestal Tote Garcia, localizado no bairro Coxipó da Ponte, aos poucos retoma com força total sua rotina habitual. É o que demonstra o número de visitas escolares registradas logo nos primeiros meses deste ano, o total de 2.355, representadas por diversas unidades de ensino da rede pública e privada da Capital. 

Sob administração da Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável (SMADESS), ligada à Prefeitura de Cuiabá, o bosque é referência quando o assunto é educação e pesquisas ambientais. 

Composto por árvores de diversas espécies brasileiras, o local ainda serve de moradia para animais de diferentes grupos, como por exemplo, répteis, aves, primatas, entre outros, com o foco na promoção e incentivo à educação ambiental de ambos os níveis. 

O secretário de Meio Ambiente, Renivaldo Nascimento, afirmou que os dados apenas comprovam a importância prática e histórica do bosque perante à população cuiabana, considerado um dos principais pontos turísticos mais tradicionais da cidade. “Nos orgulha muito ver esse grande interesse por parte dos educadores e discentes. O horto é um ambiente riquíssimo em belezas naturais em todos os aspectos. Estamos de portas abertas para receber os alunos e toda a comunidade também”, completou. 

As atividades disponibilizadas são: trilhas, palestras sobre área florestal nativa e exótica, bem como suas peculiaridades, distribuição de mudas em parceria com a Empresa Cuiabana de Zeladoria e Serviços Urbanos (Limpurb), ao longo dos mais de dez hectares de vegetação. 

O horário de funcionamento é de segunda-feira a sexta-feira, das 08h às 11h. Para maiores informações, basta entrar em contato por meio do telefone: (65) 3313-3157. O Horto está localizado na Rua Ivan Rodrigues Araes, no bairro Coxipó da Ponte.