Kalil e Governo de MT autorizam construção de duas novas ETAs que "dobrará produção" de água em VG | VGN – Jornalismo com credibilidade

julho 26, 2022 0 Por Admin

VGN

Assinatura de Ordem de Início de Serviços das Estações de Tratamento de Água

O prefeito de Várzea Grande, Kalil Baracat (MDB), assinou a ordem de serviço na manhã desta terça-feira (26.07) para construção de duas Estações de Tratamento de Água (ETAs) no município. As ordens de serviço foram para construção da ETA Barra do Pari, na região do Chapéu do Sol e da ETA na região do bairro 7 de Maio.

Segundo o prefeito, com as duas estações a administração municipal irá dobrar a produção e a distribuição de água em Várzea Grande.

“É uma data marcante para nós, vamos dar a ordem de serviço para duas novas Estações de Tratamento de água, o maior compromisso nosso com a cidade de Várzea Grande assumido nas eleições. Nós que já colocamos uma estação em funcionamento, licitada lá na gestão da prefeita Lucimar, que já está em operação atendendo o Cristo Rei e agora mais duas estações. Vamos dobrar a produção de água e a distribuição de água na cidade”, destacou o prefeito.

Kalil afirmou ainda que espera concluir em maio de 2023 as obras executadas com recursos próprios – por meio de financiamento com a Caixa Econômica Federal – e com recursos do Governo do Estado na ordem de R$ 26 milhões e contrapartida do município.

“Acreditamos que até maio do ano que vem estaremos com as duas estações em funcionamento. Atendendo eu acho que até 95% da sociedade várzea-grandense. O Governo do Estado foi parceiro da cidade de Várzea Grande, uma estação dessa está sendo subsidiada com recursos do Estado com contrapartida do município e a outra estação com recursos do município”, disse o prefeito.

O secretário de Infraestrutura do Estado, Marcelo Oliveira, representou o Governo de Mato Grosso no evento. Oliveira observou a importância da gestão municipal combater o desperdício.

“A cidade de Várzea Grande tem um problema sério de abastecimento de água, tem umas perdas muito grandes, o prefeito já vem de administrações anteriores trabalhando muito e  diminuindo perdas. Eu acredito que não é só fazer incremento de água, mas também diminuir as perdas. Eu lembro que a prefeita Lucimar hidrômetro muito a cidade, com isso você consegue diminuir as perdas e Kalil está continuando esse mesmo trabalho”, declarou.

Leia também:

Ele calculou que Várzea Grande irá solucionar o problema de falta de água se, além do incremento de água, continuar combatendo o desperdício. “É importante não haver desperdício, porque você vai colocar 400 litros por segundo a mais no sistema. 400 litros a mais por segundo é você multiplicar isso por 3600, você vai ver a quantidade de litros que vai tá no sistema de Várzea Grande por dia, se você diminuir perda, fazer reservação não tenho dúvida de que o problema de Várzea Grande com relação a abastecimento de água será definitivamente solucionado”, finalizou.

ETA Barra do Pari – Situada na região do Chapéu do Sol, a ETA Barra do Pari terá capacidade de tratar 250 litros de água por segundo e 21,6 milhões de litros de água por dia. A previsão para construção dela é de até 11 meses. Ela será construída na Passagem da Conceição, ao lado da atual ETA que abastece o Condomínio Florais da Mata e do Loteamento Parque das Águas. Depois de pronta, atenderá 140 mil pessoas.

A ETA Barra do Pari incrementará o chamado Sistema 2, onde atualmente é abastecido pela ETA localizada na Avenida Júlio Campos, impactando positivamente no abastecimento dos bairros e loteamentos das regiões do Petrópolis, Novo Mundo, Jardim dos Estados, Mapim, Glória, Santa Izabel, Paiaguás, São Matheus e São Simão.

ETA DO 7 DE MAIO – A estação de tratamento de água está sendo construída na região do bairro 7 de Maio, com capacidade de produção de 125 litros de água por segundo e 10,8 milhões de litros de água por dia. A previsão para construção é de até 08 meses. Ela terá capacidade para atender ao menos 70 mil pessoas e incrementará o Sistema 1, onde atualmente é abastecido pela ETA localizada na Avenida Ulisses Pompeu, impactando positivamente no abastecimento dos bairros e loteamentos das regiões do Primavera, Vitória Régia, Costa Verde, Capão do Pequi.