Integrantes da campanha Lula/Alckmim, Fávaro e Geller sugerem ações e diretrizes para o agro | VGN – Jornalismo com credibilidade

julho 23, 2022 0 Por Admin

O encontro debateu diversos temas e, principalmente, economia

O senador Carlos Fávaro (PSD), um dos coordenadores da campanha presidencial liderada por Luiz Inácio Lula da Silva e Geraldo Alckmim,  discutiu nesta sexta-feira (22.07) durante encontro com membros do comitê central de pré-campanha, entre os quais o economista e ex-ministro Aluísio Mercadante, propostas voltadas para o meio ambiente, sustentabilidade, infraestrutura, relações internacionais e agronegócio.

O resultado do encontro subsidiará a redação do plano de governo da chapa Lula/Alckmim. Diversos interlocutores do agronegócio, setor que é o alicerce da economia de Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul, principalmente, deram opinião e sugestões, durante o encontro. O deputado federal Neri Geller, que aderiu à campanha do PT/PSB, participou da mesa e conversa e, junto com Fávaro ampliou as dicussões em torno de economia e agronegócio.  

O tema foi debatido com o responsável pelo documento, Aloizio Mercadante, e com o candidato a vice-presidente na chapa, o ex-governador Geraldo Alckmin (PSB).   De acordo com o senador Carlos Fávaro (PSD-MT), um dos coordenadores da campanha, um dos principais pontos do programa será o incentivo para que os produtores adotem medidas que assegurem a sustentabilidade da produção agrícola.

Veja também: 

_  “Precisamos resgatar a percepção internacional de como a nossa produção é sustentável e incentivar que isso ocorra cada vez mais”.   Uma das ideias é a de reduzir a taxa de juros a ser cobrada dos produtores caso tenham adotado medidas que visem a sustentabilidade. “O poder público tem que oferecer este tipo de benefício a quem produz de forma sustentável”, salientou Fávaro.  

Outra medida é a de melhorar as taxas cobradas em casos em que os produtores transformem áreas de pastagem degradadas em áreas de produção.   A infraestrutura também foi destacada pelos presentes, com a intenção de retomar o plano de investimentos que prevê a construção e rodovias, ferrovias e pontes, explica o senador.

_”Precisamos voltar ao crescimento registrado nos governos do Partido dos Trabalhadores”.   Uma atuação voltada ao diálogo com todos os países tambem fará parte do plano de governo. Conforme Fávaro, a ideia é acabar com ataques a parceiros comerciais importantes, como a China e retomar a atuação no sentido de abrir novos mercados e ampliar os existentes.  

O senador pontua que além disso o grupo propôs a retomada da produção de fertilizantes por parte da Petrobras, dando segurança para a produção de alimentos