Vazamento de nitrogênio no São Benedito assusta vizinhos; Veja vídeo – Perrengue Mato Grosso

junho 23, 2022 0 Por Admin

Um vazamento de gás foi registrado no Hospital São Benedito, em Cuiabá, na noite desta segunda-feira, 20 de junho. O barulho assustou motoristas que passavam pelo local. Apesar do susto, não há motivos para preocupação.

Pelo vídeo, é possível ver que o gás escapa de um tanque de nitrogênio líquido. O Estadão Mato Grosso entrou em contato com a assessoria do hospital São Benedito, que informou se tratar de um processo normal, uma descarga automática do excesso de gás no recipiente.

O nitrogênio é um gás bastante comum na atmosfera terrestre (78% do total), não é inflamável nem tóxico. Segundo o site da Indústria Brasileira de Gases, a exposição traz risco de queimadura por congelamento e sufocação. Em caso de sufocamento, pode levar à morte, o que costuma ocorrer em ambientes fechados ou com pouca ventilação.

Em hospitais, o nitrogênio é utilizado em equipamentos cirúrgicos, misturas gasosas e, em seu estado líquido (criogênico), para os processos de congelamento de amostras, como sangue, medula óssea, órgãos para transplante e outros tipos de material biológico.

Veja o vídeo:

NOTA OFICIAL

A Empresa Cuiabana de Saúde Pública – ECSP, que administra o Hospital Municipal São Benedito, comunica que:

– É inverídica a informação de que se registou vazamento no cilindro de nitrogênio líquido, no Hospital Municipal São Benedito, na noite de segunda-feira (20).

– O que houve foi uma descarga natural da válvula, que escoa quando sobe a pressão do cilindro. Fato que é registrado cotidianamente.

– O cilindro permanecerá assim até que se diminua a pressão, pois é necessário esse escoamento.

– A direção do Hospital Municipal São Benedito reitera que é normal essa descarga natural, e que não a riscos aos trabalhadores e pacientes do local.

Via Estadão Mato Grosso