Prefeitura de Cuiabá | Projeto coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher atende mais de duas mil pessoas

Prefeitura de Cuiabá | Projeto coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher atende mais de duas mil pessoas

junho 9, 2022 0 Por Admin

Atendimento médico, odontológico, vacinação, orientações  sobre programas sociais e entretenimento para as crianças. Essas foram algumas das atividades ofertadas  na 1ª Edição do programa “Mulheres em Ação”, coordenado pela Secretaria Municipal da Mulher e desenvolvido pela primeira dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro. Cerca de duas mi pessoas foram atendidas nesta primeira edição do programa. A atividade foi realizada no dia 7, no bairro Santa Isabel.

Para a secretária da pasta da Mulher, Cely Almeida, o evento mostrou como  principalmente as mulheres necessitam de ‘um olhar mais carinhoso’. Ela pontua que existe uma grande quantidade de pedidos,  via  Núcleo de apoio à primeira-dama, sobre a saúde da mulher.  Mediante a demanda, se elaborou uma estratégia para contemplar os pedidos. 

“A região do Santa Isabel possui mais de 20 bairros adjacentes. Por isso,  pensamos em começar por lá e conseguimos perceber o quanto é importante essa proximidade com os moradores dos bairros, podendo ofertar vacinas, atendimentos médicos, principalmente às mulheres, onde foram atendidas pelo ginecologista e mastologista”, explica.

Durante o balanço foram apresentados os números da ação que aconteceu no ultimo sábado: Secretaria da Mulher contou com 23 atendimentos, Delegacia da Mulher (58), Assistência Social (47), Procuradoria Geral do Município: (44), SEMOB: (23), Procon Municipal: (05), Defensoria Pública: (02), Justiça Comunitária: (102), Coordenadoria Bucal: (164), Projeto Amor: (285), atendimento geral: (77), CCO: (19), teste de Covid: (73), vacina: (116), Central de Regulação: (121), Serviços de Especializações Medicas – CEM: 168 Atendimentos/ Cardiologista: (11), Cirurgião Plástico: (06), Clinico Geral: (02), Dermatologista: (14), Gastro-Infantil: (14), Ginecologista: (23), Nefrologia: (03), Neurologista: (03), Oftalmologista: (28), Ortopedista: (10), Otorrino:  (52), Pediatria: (02), além dos parceiros como a Energisa que realizou 30 atendimentos, Águas Cuiabá: (39), Visão para todos: (106), Fasipe: (68), cadastro para cursos: (10), Espaço Kids: (208), MTU Móvel: (13), SINE: (18), Caminhão Energisa: – Lâmpadas trocadas: (180) – Visitação no Caminhão: (184), Bem Estar Animal: (103), Zoonoses: (196) e Limpurb: (90), totalizando: 2.166 atendimentos.

De acordo com a primeira-dama, Márcia Pinheiro, idealizadora do programa, os números da primeira Edição do “Mulheres em Ação”, mostram que o trabalho de aproximação com os bairros e com as mulheres é de extrema importância. 

“Fiquei muito feliz em perceber que nossa equipe está no caminho certo, que conseguimos ter uma resposta positiva mediante a real  necessidade,  principalmente, dessas mulheres que estão nos bairros afastados do centro, principalmente a saúde intima. Muitas delas tinham mais de anos que não faziam o exame de CCO, preventivo e da mamografia. Nosso próximo bairro será no Cinturão Verde e vai acontecer ainda neste mês”, declarou.