Prefeitura de Cuiabá | Prefeitura de Cuiabá homenageia cem mulheres por atuação em serviços sociais

Prefeitura de Cuiabá | Prefeitura de Cuiabá homenageia cem mulheres por atuação em serviços sociais

junho 2, 2022 0 Por Admin

Na noite desta terça-feira (31), a Prefeitura Municipal de Cuiabá, por meio das Secretarias da Mulher, de Governo e adjunta de Relações Comunitárias (SARC), homenageou mais de cem mulheres, em sua maioria lideranças comunitárias, por meio de um certificado de reconhecimento pelos serviços prestados voluntariamente à comunidade. A homenagem foi realizada durante o 1° Encontro Municipal das Mulheres Comunitárias, realizado no auditório da Secretaria da Mulher, localizada na avenida Getúlio Vargas, 490, Centro de Cuiabá.

O reconhecimento foi feito às mulheres que atuam em presidências de bairros, Clubes de Mães, Associações de Idosos, Movimentos sociais, lideranças religiosas, diretorias de escolas, creches, Organizações Não Governamentais, entre outros, que prestam serviços sociais de forma voluntária, como distribuição de sopão, cestas básicas, cobertores e proteção das mulheres e aos animais.

“É um desafio muito grande ser líder comunitária, pois além de eu ser mulher, eu sou muito jovem. É uma batalha, até pelo fato das pessoas desacreditarem de uma jovem ser atuante, tomar à frente de sua comunidade e lutar pelo seu bairro”, destaca Maria Eduarda de França Molina, a mais jovem liderança comunitária, eleita aos 18 anos à presidência do bairro Centro Sul de Cuiabá.

Além da liderança mais jovem, foi destacada a figura de dona Maria Orly de Matos, que aos 84 anos,  é uma liderança comunitária do bairro Doutor Fábio II e atua há mais de 40 anos em Cuiabá cuidando da comunidade. Atualmente, atua como presidente da União Cuiabana do Clube de Mães, que conta com 600 mulheres associadas que trabalham em 52 bairros.

“Só de você ajudar alguém é muito satisfatório. Enquanto eu viver, eu quero estar sempre ajudando as pessoas que mais necessitam, na medida que eu puder, buscando sempre o poder público. E eu tenho muitos anos de trabalho. Sou professora aposentada e estou à disposição das mulheres que precisam de ajuda”, destaca Maria Orly, de 84 anos, a liderança comunitária mais experiente em Cuiabá.

As homenageadas durante a solenidade representam apenas uma parcela de outras tantas que executam trabalho abnegado com amor e vontade por sua comunidade, lidando com diversos problemas, desde estruturais a sociais, para levar oportunidade e bem estar aos cidadãos, com o apoio da gestão municipal. 

Além da presença do secretário adjunto de Governo, Ricardo Lobo, da Secretaria de Relações Comunitárias, que idealizou e organizou a logística das homenagens, o evento contou com a presença da primeira-dama de Cuiabá, secretárias da Mulher, Cely Almeida, de Gestão, Elaine Cristina Ferreira Mendes, e a adjunta de Educação, Débora Marques Vilar.