Prefeito de Chapada articula rota alternativa no trecho do Portão de Inferno | VGN – Jornalismo com credibilidade

Prefeito de Chapada articula rota alternativa no trecho do Portão de Inferno | VGN – Jornalismo com credibilidade

junho 12, 2022 0 Por Admin

VGN

Prefeito de Chapada articula rota alternativa no trecho do Portão de Inferno

O prefeito de Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá), Osmar Froner (MDB) se reuniu com o governador de Mato Grosso, Mauro Mendes (União) para tratar de convênios, pavimentação asfáltica, recuperação da estrada na Lagoinha de Baixo e duplicação da MT-251, trecho de paredão de rochas do Portão do Inferno. O prefeito comentou com a reportagem do , sobre os “entraves” que enfrenta  com entidades ambientalistas para reforma e revitalização da Praça Dom Wunibaldo.

Segundo Froner, até o momento, foi assinado convênio para recuperação da estrada da Lagoinha Baixo e garantido a abertura do processo licitatório para a pavimentação asfáltica de um trecho de 3,5 quilômetros da rodovia MT-515.

“Praticamente só se tinha acesso à comunidade Lagoinha de Baixo pela comunidade Quilombola. Nós vamos retomar e interligar em outra região, permitindo que toda população da zona rural tenha essa alternativa. Conseguimos que o Governo autorizasse a Sinfra a licitar o trecho de rodovia para pavimentação asfáltica, que interliga a cidade rumo à Cachoeira Rica, na MT-515, 3,5 quilômetros, com ciclo faixa, sinalização, com todas as condições modernas para a população dos bairros Vista Alegre, Bela Vista, Sol Nascente, Altos da Chapada e a população dos condomínios que crescem naquela região”, relatou.

Ele observou que Chapada tem um diferencial em razão da área ambiental, sendo necessária a liberação da Secretaria de Estado de Meio Ambiente de Mato Grosso (Sema-MT) e monitoramento do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (CMBio).

“O Governo autorizou a duplicação da 251 do Trevo do Manso do Rio Mutuca, que passa pelo Parque Nacional, Véu de noiva, da Ponte Cachoeirinha até o trevo de Chapada e depois de Chapada até o Mirante. Esperamos, que futuramente, em um tempo rápido, o CMbio entenda que possa ser feito a duplicação, respeitando essa unidade importante que é o Parque Nacional de Chapada, com toda questão ambiental e referencias”, destacou.

Questionado se haverá uma mudança de rota no Portão do Inferno, via principal da MT-251, onde foi registrado o acidente do motorista Daniel Francisco Sales, 65 anos, que caiu de uma altura de 80 metros, ao bater no paredão do ponto turístico, entre outros acidentes naquele trecho, o prefeito relatou que o Governo está dialogando com o ICMBio, para que autorize a Prefeitura executar o projeto de duplicação.

“Eu acredito que nós vamos conseguir isso, o período agora é atípico por causa das eleições, mas o Governo do Estado não está parado nesse projeto. Estão analisando, estão fazendo contato com o ICMBio. A Prefeitura também tem sensibilizado, porque o Parque Nacional da Chapada será feito uma PPP e colocamos um item do prefeito – a garantia da duplicação -, para suportar o fluxo de visitação e dar segurança aos usuário”, relatou o prefeito.

Leia mais: 

Osmar Froner também respondeu sobre a ação impetrada por entidade ambientalista que tenta “barrar” a reforma e revitalização da Praça Dom Wunibaldo, em Chapada dos Guimarães. A obra orçada em R$ 14,5 milhões vem causando dúvidas entre moradores da cidade, comerciantes e empresários, neste caso, Froner avalia que o Governo apresente o projeto à sociedade, para que as dúvidas sejam esclarecidas.

“Existe uma entidade em Chapada que entrou com mandado de segurança, não houve sucesso, nós já o recebemos no Gabinete, para saber qual o clamor, precisamos ouvir, mas, a área de todo esse complexo da praça, acho que enriquece o lugar, dará mais segurança, a parte verde da praça será preservada, o Santuário de Santana vai ser valorizado, o entorno, vai valorizar o comércio, dará um glamour diferente. No decorrer da obra, vamos mostrar para esses grupos que a concepção do projeto é boa e vai aliar o antigo com o moderno”, encerrou.

Leia mais: