PF prende ex-ministro Milton Ribeiro por suposto esquema de liberação de verba  | VGN – Jornalismo com credibilidade

PF prende ex-ministro Milton Ribeiro por suposto esquema de liberação de verba | VGN – Jornalismo com credibilidade

junho 22, 2022 0 Por Admin

VGN

Investigação apura se pessoas sem vínculo com o Ministério da Educação atuavam para a liberação de recursos do FNDE

A Polícia Federal prendeu nesta quarta-feira (22.06) o ex-ministro da Educação Milton Ribeiro suspeito de montar um gabinete paralelo para liberação de verbas dentro da pasta.  

A prisão foi em cumprimento a mandado de prisão da Operação Acesso Pago na ação que apura se pessoas sem vínculo com o Ministério da Educação atuavam para a liberação de recursos do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE).

A investigação foi aberta após suspeitas envolvendo a atuação dos pastores Gilmar dos Santos e Arilton Moura na liberação de recursos do Ministério da Educação para Prefeituras de aliados.   

O ex-ministro foi preso pelos crimes de tráfico de influência, de corrupção passiva, prevaricação e advocacia administrativa.

A Polícia Federal cumpre 13 mandados de busca e apreensão contra os pastores Arilton Moura e Gilmar Santos, cinco mandados de prisões nos Estados de Goiás, São Paulo, Pará e no Distrito Federal. Outas medidas cautelares diversas, como proibição de contatos entre os investigados e envolvidos, também foram efetuadas. As ordens judiciais foram emitidas pela 15ª Vara Federal Criminal da Seção Judiciária do Distrito Federal.

Importante destacar que Milton Ribeiro pediu demissão do cargo em 28 de março. O afastamento foi solicitado depois de um áudio vazado mostrar o ministro dizendo priorizar repasse de verbas a municípios indicados por um pastor evangélicos.

Leia Mais – 

Reprodução