Conheça o Korbut flip: a acrobacia banida por ser perigosa demais; Veja Vídeo – Perrengue Mato Grosso

junho 16, 2022 0 Por Admin

Quem acompanha as acrobacias de Simone Biles ou Rebeca Andrade atualmente talvez não saiba, mas uma bielorrussa foi responsável por revolucionar o esporte na Olimpíada de Munique, em 1972: a jovem Olga Korbut, de apenas 17 anos. Competindo pela extinta União Soviética, Korbut foi medalha de ouro na trave, no solo e por equipes, mas foi nas barras assimétricas, aparelho em que ficou com a prata, que realizou uma das apresentações mais impressionantes já registradas.

Korbut surpreendeu o mundo ao realizar uma sequência quase perfeita, selada com uma acrobacia até então nunca vista. Com os dois pés em uma das barras, realizou um mortal de costas, segurando novamente na mesma barra e emendando outra série impressionante de movimentos. A apresentação arrancou aplausos de pé dos espectadores, que se transformaram em vaia quando a nota de 9,8 foi anunciada pelos juízes.

A expectativa geral era de que o primeiro 10 olímpico fosse dado a Korbut, mas talvez nem os próprios avaliadores estivessem preparados para aquela manobra.

Com o 9,8, a soviética ficou com a prata, atrás da anfitriã Karin Janz, com 9,9. Mas a acrobacia ficou tão conhecida que ganhou seu nome: “Korbut Flip”.

Veja o vídeo da apresentação que revolucionou o mundo da Ginástica Olímpica:

A acrobacia, porém, só pode ser vista em vídeos atualmente. Isso porque as autoridades da ginástica proibiram sua execução a partir de 2009. O motivo: o movimento era perigoso demais.

Korbut encerrou a carreira com seis medalhas olímpicas, incluindo quatro de ouro, mas é até hoje lembrada por aquela apresentação audaciosa nas barras assimétricas em Munique.