"Bença Vó", marco histórico para o Grupo Flor Ribeirinha será lançado em MT | VGN – Jornalismo com credibilidade

"Bença Vó", marco histórico para o Grupo Flor Ribeirinha será lançado em MT | VGN – Jornalismo com credibilidade

junho 4, 2022 0 Por Admin

Assessoria

O Grupo Flor Ribeirinha prepara o lançamento do novo espetáculo denominado ‘Bença Vó’

O Grupo Flor Ribeirinha prepara o lançamento do novo espetáculo denominado ‘Bença Vó, uma homenagem histórica á Mestre da Cultura Popular e Doutora Honoris Causa pela Universidade Federal de Mato Grosso, Domingas Leonor da Silva, que é a fundadora a Associação Cultural Flor Ribeirinha, na comunidade de São Gonçalo Beira Rio. O espetáculo foi concebido em rede com o Instituto INCA através da Secretaria de Estado de Cultura, Esporte e Lazer, com o apoio financeiro de emenda parlamentar do deputado estadual, Dilmar Dal Bosco.

A direção do espetáculo é do Gestor Cultural, Avinner Brandão, neto de Dona Domingas, jovem nascido e criado na comunidade, e que tem a consciência de sua responsabilidade na perpetuação da memória e identidade daquela região.

As coreografias estão sendo montadas pelos atuais coreógrafos do grupo, Mariana Laura e Michel Brito. Os croquis dos figurinos dos dançarinos e músicos que estarão em cena, foram pensados e desenhados pelo estilista Ramer Conde, com formação em designer de moda e especialista na área. A montagem do espetáculo e seu lançamento vão mobilizar uma rede de profissionais, gerando impacto na economia local, com a execução de serviços e conteúdos culturais.

Avinner Brandão ressalta que o ‘Bença Vó se insere no contexto histórico de fundação de Cuiabá, se apropriando de toda a simbologia que acompanha a trajetória da cuiabania, através de uma viagem artística e histórica acerca da ancestralidade, busca na fé, no toque e na voz, a cura e a poética de uma vida dedicada ao desejo de contar a própria história.

Neste contexto histórico, ele explica que, a vó Domingas é responsável pela cura “do male” de muita gente que mesmo em segredo, aparece de vez em quando no seu quintal para vivenciar a força de sua benção. “O espetáculo é em si um ato nobre de gratidão de todos os filhos que compõem a família Flor Ribeirinha e quiçá a comunidade de São Gonçalo Beira Rio”, disse o diretor.

A Associação Cultural Flor Ribeirinha, foi idealizada e fundada por Domingas Leonor da Silva, e trabalha há 28 anos no resgate, manutenção, proteção e difusão da cultura popular, sobretudo das danças do Siriri e Cururu, além de outras formas de expressão da cultura regional em todo o Estado. A associação cultural atua como grupo de Siriri e Cururu na comunidade histórica de São Gonçalo Beira Rio, onde se vivencia e preserva as tradições cuiabanas nas celebrações tradicionais das festas de santos, na produção da cerâmica em argila, comidas e bebidas típicas, na confecção e uso da viola de cocho, além do modo de vida dos ribeirinhos com seus costumes e tradições.

Domingas frisa que ao longa da trajetória, o Grupo Folclórico Flor Ribeirinha, vem realizando a importante tarefa de divulgar a cultura popular não só em Mato Grosso, mas também em outras regiões do Brasil em outros Países. O grupo transita entre o tradicional e o contemporâneo. Ao mesmo tempo em que viaja pelo mundo se apresentando em grandes festivais, realiza um trabalho de valorização de sua origem mostrando toda a fragilidade, e também a potência que permeiam a comunidade de São Gonçalo Beira Rio. “Ao longo dos anos, o grupo vem construindo um processo de emancipação histórica, cultural e política, com condições de falar e de ouvir a própria voz, desenhando o seu passado, presente e o futuro”, concluiu a fundadora.