Formatura marca encerramento do projeto “Tô de boa… Drogas nem pensar!” na E.M. “Achilles de Almeida” – Agência de Notícias

outubro 3, 2025 Off Por



3 de outubro de 2025

13:10

Por: Mariana Campos

Fotos: Michelle Alves/Secom

Com a presença do cão-terapeuta da Guarda Civil Municipal (GCM), Buddy, a Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Segurança Urbana (Sesu), realizou, na manhã desta sexta-feira (3), a formatura de cerca de 400 alunos da E.M. “Achilles de Almeida” que participaram do projeto “Tô de boa… Drogas nem pensar!”.

A iniciativa proporciona ações dirigidas aos alunos do Ensino Fundamental nos anos finais, levando orientação e conscientização sobre o uso e abuso de drogas, em um trabalho preventivo. “É uma alegria estar aqui. Agradeço o secretário Beto Maia e toda a equipe pela realização desse projeto, que é extremamente importante. A prevenção às drogas é sempre o melhor caminho”, afirmou o prefeito Rodrigo Manga, antes de iniciar a entrega dos certificados.

“É um prazer estar aqui na formatura deste projeto tão importante. Esperamos que vocês levem todo esse conhecimento para a vida. Parabéns a todos os formandos”, disse o secretário da Sesu, João Alberto Corrêa Maia.

As palestras do projeto são realizadas pelo assessor de gabinete da Sesu, André Moron, que é ex-delegado da Polícia Civil. Ele aborda os tipos de drogas psicotrópicas, os motivos que levam a pessoa ao uso de entorpecentes, sintomas físicos, mudanças súbitas de comportamento e personalidade, tratamento para dependentes, drogas lícitas e ilícitas, a classificação das drogas e os seus malefícios à saúde.

“Esse é um grande projeto, que foi idealizado pela Sesu para trazer para vocês a problemática das drogas e tudo o que elas causam nas famílias. Por isso, é muito importante que vocês tenham absorvido todo o conteúdo passado”, enfatizou o secretário da Educação (Sedu), Clayton Lustosa.

O intuito é o de construir uma cultura de prevenção nas escolas da rede municipal, esclarecendo dúvidas e sensibilizando os estudantes sobre a importância de se manter longe desse tipo de substâncias. Na ocasião, a coordenadora da Semul, Christina Palau, apresentou o jingle do projeto, com a participação de alunos. Os adolescentes também interagiram com o cão-terapeuta Buddy.

“Falar de substâncias ilícitas para crianças é uma delicadeza e precisa de tato para isso. Agradeço o André Moron por esse trabalho maravilhoso que realizou aqui e todos os professores que nos ajudaram neste projeto”, destacou a diretora da escola, Guilhermina Monteiro, ao lado do secretário de Gabinete Central da Prefeitura, Evandro Bueno, do coordenador do projeto, André Moron, e do comandante da GCM, Davi Dutra.

Mais informações sobre essa iniciativa municipal podem ser obtidas diretamente via Secretaria de Segurança Urbana, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, pelo telefone (15) 3212-9400 ou pelo e-mail: [email protected].