Agência Minas Gerais | Polícia Civil entrega nova sede de delegacia que atende população de cinco municípios do Sul de Minas

julho 2, 2025 Off Por

Com estrutura que oferece um ambiente humanizado, proporcionando conforto e acolhimento à população atendida, além de garantir melhores condições de trabalho aos servidores, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) realizou mais um importante entrega na região Sul do estado: as novas instalações da delegacia em Andrelândia.

A inauguração da unidade – localizada na Rua Joaquim Emerenciano, número 155, bairro São Dimas – foi nessa segunda-feira (30/6). A sede é responsável pelo atendimento dos municípios de Andrelândia, Madre de Deus, São Vicente de Minas, Arantina e Bom Jardim de Minas, abrangendo uma população estimada de 35 mil habitantes.

“Este momento representa um marco de transformação. O novo espaço vai permitir mais dignidade e respeito ao cidadão durante os procedimentos. Já a nossa equipe passa a contar com ambientes planejados e adequados para prestar serviços com eficiência”, assinalou o titular da delegacia, delegado Lucas Terrão Maddalena Pepe.

Investimento constante

O prédio no qual hoje funciona a Delegacia de Polícia Civil em Andrelândia já abrigou a unidade e o presídio local. O imóvel, pertencente ao Estado, passou por revitalização e adaptações estruturais. Os investimentos somaram mais de R$ 440 mil, viabilizados por meio de parceria com a prefeitura municipal.

Na solenidade, a chefe-adjunta da PCMG, delegada-geral Rita Januzzi, destacou o empenho da instituição em aprimorar cada vez mais o atendimento à população. “Essa inauguração faz parte do projeto Sedes Novas, e a estrutura moderna simboliza a confiança no trabalho da Polícia Civil no estado, garantindo diariamente a proteção do povo mineiro”, afirmou.

O chefe do 13º Departamento de Polícia Civil em Barbacena, delegado-geral Alexsander Soares Diniz, destacou ainda que “a melhoria das condições de uma delegacia de polícia figura uma iniciativa estratégica que se posiciona entre as mais relevantes para o alcance da modernização da instituição em seus diversos programas”.

Durante o evento, houve a entrega de kits de informática que fazem parte do Procedimento de Polícia Judiciária Eletrônico (PPJ-e). O projeto, desenvolvido em parceria com outras instituições, permite a instauração e tramitação de forma virtual dos procedimentos policiais, além da digitalização dos inquéritos já existentes, gerando mais celeridade, economia de recursos, segurança nos processos de tramitação e eficiência nas investigações.

Presenças

Também participaram da inauguração os delegados regionais Giovani Paulo de Figueiredo Aihara (São João del-Rei) e Saulo do Prado Rodrigues (Barbacena), o delegado Luiz Carlos Ferreira Pires; autoridades locais, civis e militares; servidores da PCMG e demais convidados.